OPORTUNIDADE DE BOLSA PIBIC FAPEMIG 2017-2018

PROJETO: PROSPECÇÃO DE ANTIMICROBIANOS DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS PARA CONTROLE DE BACTÉRIAS FORMADORAS DE BIOFILMES

A presença de biofilmes em superfícies de plantas de processamento consiste em um dos principais focos de contaminação de alimentos por bactérias patogênicas. Sua formação está condicionada a diferentes variáveis, como má qualidade da matéria-prima, design inadequado de equipamentos e deficiência no processo de higienização, o qual decorre tanto de falhas em procedimentos de higienização quanto da resistência bacteriana a sanificantes. Nesse contexto, o uso adequado dos agentes de limpeza e sanificação envolvidos nessa etapa é fundamental para garantir a segurança dos alimentos. O presente projeto tem como objetivo prospectar compostos antimicrobianos a partir de resíduos agroindustriais para controle de micro-organismos produtores de biofilmes.

Orientador: Prof. José Guilherme Prado Martin

Laboratório de Microbiologia de Alimentos – Departamento de Microbiologia (DMB)

Atividades a serem executadas pelo bolsista:

1. 1. Atividades referentes ao projeto de pesquisa
  2. 2. Atividades de rotina do Laboratório de Microbiologia de Alimentos
  3. 3. Atividades de estudo e de extensão do Laboratório de Microbiologia de Alimentos

Vigência da bolsa: de março de 2017 a fevereiro de 2018.

Requisitos do bolsista:

1. Dedicação de 20 horas semanais, dentre as atividades a serem executadas;

2. Coeficiente de Rendimento Mínimo de 68.1 (Curso de Engenharia de Alimentos);

3. Não manter vínculo empregatício e não acumular bolsa de qualquer natureza, inclusive da própria Instituição;

4. Não estar em débito com Programas Institucionais de Iniciação Científica.

Os interessados devem encaminhar um breve currículo para: guilherme.martin@ufv.br até o dia 13 de fevereiro.

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Tecnologia de Alimentos
Secretaria de Graduação
Campus Universitário, Viçosa – MG, Brasil, CEP: 36570-000.
Tel.: (31) 3899-1798 - Fax: (31) 3899-2208